Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ anula processo em que advogado pede condenação do cliente

    há 15 anos

    A 5ª Turma do STJ reconheceu a nulidade de um processo no qual o advogado de defesa concordou com a manifestação do Ministério Público pela condenação do réu. O relator do recurso especial, ministro Arnaldo Esteves Lima, entende que não é possível aceitar, em sede de alegações finais, posições da defesa que terminem por aderir à tese do adversário, uma vez que ofenderia ao próprio sentido de existir da defesa, o que equivale à omissão.

    O caso em julgamento diz respeito a um motorista do Acre condenado por homicídio culposo a uma pena de dois anos e três meses de detenção em regime aberto, substituída, ao final, por duas penas restritivas de direito. O réu apelou, alegando nulidade do processo por ausência de defesa e pedindo a absolvição.

    O TJAC negou o recurso sob o argumento de que a não observância do dever de cuidado objetivo exigível do agente torna a sua conduta antijurídica e culpável, o que a torna passível de repreensão.

    O motorista recorreu novamente, dessa vez ao STJ. Reiterou que haveria nulidade absoluta do processo por ausência de defesa, uma vez que o advogado que o representava à época da apresentação das alegações finais pediu a sua condenação, tal qual a manifestação do MP, não apresentando nenhuma tese a seu favor. Alegou, ainda, que a sentença condenatória seria contrária às provas dos autos.

    O ministro Arnaldo Esteves Lima acolheu o parecer do MPF apresentado sobre o caso, para que fosse declarada a nulidade do processo a partir da apresentação das alegações finais pela defesa.

    .................

    Fonte: STJ

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações651
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-anula-processo-em-que-advogado-pede-condenacao-do-cliente/945348

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Não cabe habeas corpus preventivo pelo simples temor de se submeter ao teste do bafômetro (Inf 425)

    Jeferson Freitas Luz, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    STJ: Nulidades ocorridas no inquérito policial não contaminam o processo.

    Elvis Rodrigues Carvalho, Político
    Modeloshá 4 anos

    Alegações Finais Legitima Defesa

    Rafael Rocha, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Saiba o que é Trancamento de Ação Penal ou Inquérito Policial

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    n. 508 -O cabimento de habeas corpus em favor de beneficiário de suspensão condicional do processo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)