Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão Especial da Saúde debate telemedicina em webinar

    há 4 anos

    Na próxima quinta-feira (23), às 19h, a Comissão Especial da Saúde (CES) irá discutir, através de um webinar, a crescente prática da telemedicina em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19). Intitulado “Webinar: Telemedicina e seus aspectos legais” a palestra online tem o objetivo de colaborar com a multiplicação de informações sobre questões que envolvem direito e saúde, principalmente neste momento extraordinário, que a telemedicina se tornou uma ferramenta imprescindível para os atendimentos, sem colocar em risco médicos e pacientes.

    Dessa forma, a telemedicina e a teleconsultaestão acontecendo de forma remota e possuem uma metodologia definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e com bases legais próprias. Nesta semana, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei 13.989/20 que autoriza a prática no país durante a pandemia, porém com alguns vetos.

    A presidente interina da CES e mediadora do webinar, Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler, ressalta que a telemedicina já existia, mas era algo muito polêmico entre a comunidade médica e jurídica: “Com a pandemia, a telemedicina foi consagrada como ferrramenta adequada para este momento. A legislação que entrou em vigor estabelece que a telemedicina consiste no exercício da medicina através de métodos interativos e prevê a assistência, educação e pesquisa em saúde”, explica Mariana.

    Os integrantes da CES, Lucas Funghetto Lazaretti e Ana Paula Adele Y Castro, serão os debatedores do evento, que pretende abordar os seguintes assuntos:

    Conceito e âmbito de utilização da telemedicina; Como a telemedicina pode ser utilizada (formas e participantes); Prontuários dos pacientes; Como emitir a receita e atestados médicos; Plataformas utilizadas e suporte; Meios de cobrança pelos profissionais; Retorno de consultas; Telemedicina e as operadoras de plano de saúde.

    O webinar é gratuito e será transmitido pela plataforma zoom de reuniões, com uma hora de duração. Para tornar o ambiente de transmissão mais seguro, é necessário realizar um pré-cadastro aqui. Após isso, você receberá, no e-mail informado, o link de acesso ao evento na plataforma zoom.

    Texto: Evelyn BerndtArte: Rafael MartinsAssessoria de Comunicação OAB/RS(51) 3287.1867/1821

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-especial-da-saude-debate-telemedicina-em-webinar/832105332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)