Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conquista da OAB/RS: STF declara inconstitucional uso de depósitos judiciais pelo Estado

    há 4 anos

    Vitória da advocacia gaúcha. Depois de 7 anos, o uso de depósitos judiciais pelo Governo do Estado foi declarado inconstitucional. Em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (14) no plenário virtual, os ministros julgaram a ação apresentada pela OAB contra leis do Rio Grande do Sul, que autorizavam o governo a usar dinheiro para pagar despesas correntes do Estado.

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada em 2013 pela OAB Nacional, a partir de uma proposta feita pela Ordem gaúcha. Na época, Marcelo Bertoluci presidia a OAB/RS, e Claudio Lamachia era o vice-presidente nacional.

    A ADI 5080 questionava a legitimidade das Leis Estaduais 12.069/2004 e 12.585/2006, que permitiram o saque da conta dos depósitos judiciais para o caixa único do Executivo gaúcho. Com a decisão favorável, ficou garantido que esses valores sejam usados para o pagamento de precatórios, conforme previsto na Constituição.

    O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, comemorou a decisão do STF e lembrou a atuação da ordem gaúcha: “Foi uma longa batalha, porém nunca desistimos. Os depósitos servem para garantir o cumprimento de decisões judiciais e nada mais além disso. O Estado não pode utilizar os depósitos como forma de sanar operações além dos limites do seu orçamento, pois tais valores pertencem às partes. Finalmente tivemos nossa argumentação reconhecida”, ressaltou o dirigente.

    Julgamento

    A OAB argumentou que o Estado invadiu a competência da União para legislar sobre a gestão desses recursos. Para a entidade, ao disporem sobre bens e recursos de terceiros, as leis criam um tipo de empréstimo compulsório, afrontando o direito de propriedade protegido pela Constituição.

    Dessa forma, o STF julgou procedentes os pedidos formulados pela OAB na ADI 5080, para declarar a inconstitucionalidade das normas impugnadas. O relator da matéria foi o ministro Luiz Fux. Todos os ministros acompanharam o relator, vencidos parcialmente os ministros Edson Fachin e Marco Aurélio, apenas quanto à modulação dos efeitos da decisão.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conquista-da-oab-rs-stf-declara-inconstitucional-uso-de-depositos-judiciais-pelo-estado/832097897

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)