Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Normativa para acesso ao inquérito policial é pauta de reunião entre OAB/RS e Polícia Civil

    Breier explicou ao delegado Emerson Wendt que o objetivo é a aplicação imediata da lei que assegura a presença obrigatória do advogado em todas as fases do inquérito policial.

    há 8 anos

    A OAB/RS, em conjunto com delegados da Polícia Civil, vai criar uma resolução para normatizar o acesso dos advogados ao inquérito policial em delegacias e casas prisionais.

    A iniciativa foi definida em reunião entre o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP), conselheiro seccional Eduardo Zaffari; e o chefe e o subchefe de polícia, delegados Emerson Wendt e Leonel Calivari. O encontro ocorreu, na tarde desta sexta-feira (04), no Palácio da Polícia.

    Breier explicou que a normativa será para a aplicação imediata da lei que assegura a presença obrigatória do advogado em todas as fases do inquérito policial. O dirigente reiterou que a nova legislação assegura o acesso do profissional aos autos de flagrantes e investigações: “garantindo o contraditório e a ampla defesa do cidadão”, disse.

    Zaffari argumentou que o não acesso ao inquérito profissional veda o exercício da profissão. “A resolução ajudará na boa condução do advento da lei em casas prisionais e delegacias”, analisou.

    Wendt reiterou que é de grande interesse dos advogados a criação de uma norma para regular a situação. “Estamos à disposição da Ordem gaúcha e acreditamos que essa iniciativa beneficiará as duas classes”, completou.

    Caroline Tatsch
    Jornalista

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/normativa-para-acesso-ao-inquerito-policial-e-pauta-de-reuniao-entre-oab-rs-e-policia-civil/312329535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)