Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/RS recebe presidente do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal

    há 12 anos

    Na reunião, o presidente da entidade, Claudio Lamachia, destacou a integração e clima harmonioso entre advogados públicos e privados.

    O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, na sede da Ordem gaúcha, o presidente do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal , Allan Titonelli Nunes. Acompanharam a reunião o presidente da Comissão da Advocacia Pública (CAP) da Ordem gaucha, conselheiro seccional Arodi de Lima Gomes, e os procuradores federais Luciane Racki e Felipe Santos.

    Na reunião, Lamachia destacou a integração entre as advocacias pública e privada. "Os advogados públicos são inscritos na Ordem da mesma forma que os que atuam na iniciativa privada e, portanto, a entidade também defende suas prerrogativas", lembrou.

    O dirigente também pediu apoio ao PL 2586/2011, de autoria do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que dispõe sobre a criação e a estruturação da carreira de procurador de Empresa Pública Federal, para que sejam incluídos os advogados de empresas de economia mista. Atualmente, o projeto encontra-se na Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, os profissionais serão vinculados administrativamente às respectivas Empresas Públicas Federais, mas permanecerão vinculados tecnicamente à Advocacia Geral da União (AGU).

    Atualmente, cada empresa pública federal disciplina autonomamente a carreira do seu quadro de advogados, o que tem resultado num tratamento diverso aos profissionais que compõem uma mesma categoria profissional.

    Conforme o dirigente, é preciso ter atenção também com situações em que advogados de empresas estatais e de economia mista estejam recebendo o tratamento de analistas, ferindo o Estatuto da Advocacia. "Advogados devem ser tratados como advogados e não como analistas", explicou.

    O presidente do Forum, que também preside o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, destacou a campanha "Quanto Custa o Brasil?", em que é despertada a consciência tributária, para o cidadão tenha condições de exigir dos Poderes constituídos a simplificação da legislação tributária, proporcionando um combate mais efetivo da sonegação fiscal. O objetivo é a redução da carga tributária e à concretização da justiça fiscal no país. O site da campanha é http://www.quantocustaobrasil.com.br.

    Titonelli foi um dos participantes da Conferência Estadual dos Advogados, que ocorreu de 11 a 13 de abril, em Porto Alegre, para marcar os 80 anos da OAB/RS.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-recebe-presidente-do-forum-nacional-da-advocacia-publica-federal/3090182

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)