Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lamachia reitera apreensão sobre apensamento de projetos de lei de interesse da advocacia ao do novo CPC

    há 14 anos

    O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, manifestou novamente apreensão em relação à possibilidade de apensamento dos projetos de lei de autoria da Ordem Gaúcha o PLC 06/2007, que garante as férias para os advogados, e o PLC nº 13/2010, que veda a compensação de honorários advocatícios ao do novo Código de Processo Civil. Os projetos, de autoria da Ordem gaúcha, já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e estão emperrados no Senado Federal, devido ao período eleitoral, aguardando votação.

    Em ofício, a preocupação foi apresentada ao relator-geral da Comissão Temporária destinada a examinar o PLS nº 166/2010, que dispõe sobre a reforma do CPC. No documento, endereçado ao senador Valter Pereira, Lamachia reitera que o tema já foi tratado durante sua estada em Brasília, no último dia 16 de agosto. Pereira também é relator do PLC nº 13/2010.

    A OAB/RS acredita que a concretização do referido apensamento representará um prejuízo extraordinário para a advocacia, por ampliar a demora do andamento das duas propostas, que já foram aprovadas pela Câmara dos Deputados e estão no Senado Federal aguardando para serem votadas, aponta Lamachia.

    O dirigente considera fundamental uma mobilização dos senadores para a aprovação imediata dos projetos. Se a Mesa Diretora do Senado definir pelos apensamentos uma medida equivocada será um prejuízo extraordinário para a advocacia, por ampliar a demora no andamento das propostas, já que a previsão de votação do novo CPC é para meados de 2012. As tão almejadas férias dos advogados não podem esperar mais dois anos, afirmou Lamachia.

    Apensamentos

    O apensamento ao projeto que trata das reformas do CPC está descrito no Regimento Interno do Senado, no art. 374, inciso II, que diz o seguinte: Ao projeto serão anexadas as proposições em curso ou as sobrestadas, que envolvam matéria com ele relacionada.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lamachia-reitera-apreensao-sobre-apensamento-de-projetos-de-lei-de-interesse-da-advocacia-ao-do-novo-cpc/2391963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)