Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo: Pela defesa do Estado Democrático de Direito

    há 14 anos

    Presidente da Ordem gaúcha lembra os 30 anos do atentado sofrido pela OAB/RJ, quando uma carta-bomba causou a morte da secretária da presidência da entidade, Dona Lyda Monteiro.

    Lá se vão 30 anos que, ao final de um dos períodos mais obscuros da nossa história, a alma da advocacia brasileira foi marcada, para sempre, pela covardia e o terror. A nossa jovem democracia não esquece aquele 27 de agosto de 1980, quando uma carta-bomba, endereçada ao presidente da OAB/RJ, Eduardo Seabra Fagundes, causou a morte da secretária da presidência da entidade, Dona Lyda Monteiro.

    A Ordem era, naquele momento, uma das mais relevantes e combativas entidades na luta pela legalidade, com memorável atuação na incansável e corajosa defesa dos direitos humanos. O papel desempenhado pela instituição era uma desconfortável pedra no sapato daqueles que jamais souberam utilizar o diálogo como forma de consenso. Deste episódio trágico da história brasileira, fica não só a memória daqueles que tiveram suas vidas ceifadas pelo totalitarismo, mas também a permanente vigília pela defesa da liberdade.

    Os responsáveis pelo hediondo crime não foram, até hoje, descobertos. E, é justamente esta impunidade que reafirma a obrigação da OAB de seguir em sua infatigável missão de lutar, acima de tudo, pela justiça em nossa sociedade.

    Hoje, presenciamos um momento em que a sociedade brasileira vive um verdadeiro terremoto moral, no qual vemos, diversas vezes, o dinheiro público enchendo ilegalmente bolsos privados, enquanto faltam recursos para serviços básicos à cidadania, como saúde, educação e segurança.

    Três décadas depois, a advocacia brasileira segue atuando com brio, cumprindo o dever para o qual fomos talhados: a defesa da sociedade. Aquela carta jamais será esquecida, e a luta pela defesa do Estado Democrático de Direito estará, para sempre, na pauta principal de todas as ações da Ordem.

    presidencia@oabrs.org.br

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-pela-defesa-do-estado-democratico-de-direito/2348804

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)