Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Segue curso da ESA sobre Criminalidade Econômica e Direito Penal Empresarial

    há 14 anos

    Os palestrantes da noite desta quarta-feira (30) foram Lênio Luiz Streck, Giovani Agostini Saavedra e Francis Beck.

    A OAB/RS, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizou, na noite desta quarta-feira (30), no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da seccional, a segunda aula do curso Criminalidade Econômica e Direito Penal Empresarial - Questões práticas e dogmáticas. O encontro iniciou nesta terça-feira (29) e encerra nesta quinta-feira (01).

    O evento tem a coordenação do diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Alexandre Wunderlich; do coordenador das Salas da OAB nos Presídios de Porto Alegre, Mateus Marques, e do advogado Rafael Soto.

    Os palestrantes desta noite foram Lênio Luiz Streck, Giovani Agostini Saavedra e Francis Beck.

    No primeiro painel, Streck falou sobre crimes grandes e a senzala na sociedade estamental de terrae brasilis. Além de procurador de Justiça, ele é pós-doutor pela Universidade de Lisboa e doutor e mestre em Direito pela UFSC.

    Em seguida, Saavedra abordou o tema do crime do colarinho branco, destacando pontos sobre a atualidade do pensamento criminológico de Edwin H. Sutherland. Além de advogado, ele é doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main, mestre em Direito pela PUCRS e professor do PPG em Ciências Criminais da PUCRS.

    Beck concluiu as explanações discutindo a doutrina da cegueira deliberada e sua (in) aplicabilidade ao crime de lavagem de dinheiro. Além de advogado, ele é professor de Direito Penal da UNISINOS, doutorando e mestre em Direito pela UNISINOS. Beck também é especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e em Direito Penal Econômico Internacional e Europeu pela Universidade de Coimbra. Advogado Criminalista.

    O curso encerra com a seguinte programação:

    01/07 - Quinta-feira

    19h30min Criminalidade Empresarial

    Luciano Feldens Advogado. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Valladolid/ES. Mestre em Direito pela UNISINOS. Especialista em Direito Penal e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS.

    20h30min Bem jurídico tutelado pela Lei 7.492/86

    Diogo Malan Coordenador e Professor do Curso de Direito Penal Econômico da FGV-RJ. Doutor em Direito pela USP. Mestre em Ciências Penais pela UCAM. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra.

    Mais informações na sede da ESA (Rua Washington Luiz, 1110 7º andar), pelos telefones são (51) ou ou pelo e-mail esa@oabrs.org.br

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segue-curso-da-esa-sobre-criminalidade-economica-e-direito-penal-empresarial/2261197

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)