jusbrasil.com.br
23 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Ex-presidentes da subseção de Piratini recebem Medalha Leonardo Macedônia

    OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
    há 9 anos

    Presidente da seccional, juntamente com coordenador da seccional visitaram o município nesta quinta-feira (17).

    Os ex-presidentes da subseção de Piratini receberam, nesta quinta-feira (17), uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à entidade. Em visita ao município, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, entregaram a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-dirigentes da OAB local.

    Na ocasião, foram homenagedos os advogados João José de Oliveira Martins, Carlo Rodrigues Toralles, Paulo Eduardo Dias Taddei, Aírton Espíndola Corral, Iara Regina Rosário Moraes e o atual presidente, Tomás Agueleno Gomes Duarte.

    A solenidade foi realizada em um restaurante e precedeu jantar de confraternização. Ao dar início ao evento, o presidente da subseção de Piratini, Tomás Agueleno Gomes Duarte, destacou a integração entre advogados e Judiciário como um dos motivos para o bom funcionamento do sistema jurisdicional no município.

    Lamachia complementou dizendo que a integração entre os poderes é justamente aquilo que a Ordem gaúcha deve buscar. Temos conseguido aproximar a OAB/RS da sociedade civil e dos poderes constituídos, acreditando que devemos participar defendendo a democracia e a constituição, afirmou.

    Entre as conquistas da Ordem gaúcha, Lamachia citou avanços no campo legislativo, que possibilitaram melhores condições de trabalho aos profissionais, frisando a aprovação das leis da inviolabilidade dos escritórios de advocacia e a da carga rápida, e a Súmula 14 do STF, além dos PLs das férias forenses, o que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia e o que veda a compensação de honorários.

    O presidente da subseção lembrou da meta de construção de uma sede para a OAB do municipio. Já houve o pedido de doação de um terreno, aprovado pela Câmara de Vereadores, e que agora depende apenas da Prefeitura, disse. O chefe de Gabinete da Prefeitura, advogado Patrick Pereira, presente na solenidade, revelou que o pedido já chegou ao prefeito e foi bem recebido, não devendo demorar para que seja atendido.

    O presidente da OAB/RS agradeceu e destacou o trabalho realizado pelos ex-dirigentes da subseção, dizendo que estes são os grandes responsáveis pelo sucesso alcançado e motivação para continuar o trabalho.

    Compuseram a mesa de honra, também, o presidente eleito da subseção para a gestão 2010-2012, Antônio Martino da Silva; o juiz Roger Xavier Leal; o advogado e vereador Juarez Machado de Farias, representando a Câmara de Vereadores; a escrivã de polícia Nanci Voss, representando o delegado; e o chefe de Gabinete do prefeito, advogado Patrick Pereira.

    Medalha Leonardo Macedônia

    A homenagem foi criada em 2008 pela atual gestão da OAB/RS para valorizar a atuação da entidade no Interior do Estado, onde os trabalhos de defesa das prerrogativas da advocacia e dos direitos dos cidadãos são tão relevantes quanto os realizados pela seccional. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da OAB/RS.

    Interiorização

    Nesta quinta-feira (17), após visitar São José do Norte, onde também entregou a Medalha Leonardo Macedônia, Lamachia e Pellizzer visitaram Pinheiro Machado, onde se reuniram com advogados do município e com o presidente da subseção, Anibal da Rosa Gomes Filho.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)