Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Emoção e reconhecimento marcam homenagem da OAB/RS aos 65 anos de advocacia de Oswaldo de Lia Pires

    há 15 anos

    Integrando a programação do Mês do Advogado, a Ordem gaúcha homenageou, nesta terça-feira (11) às 10h, os 65 anos de advocacia de Oswaldo de Lia Pires. O evento, que ocorreu no 2º andar da sede da seccional, inaugurou o Instituto Lia Pires e lançou a 6ª Jornada Lia Pires de Tribunal do Júri.

    O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, coordenou a homenagem ao advogado criminalista, considerado uma personalidade do meio jurídico.

    Compuseram a mesa, o homenageado, Oswaldo de Lia Pires; representando o presidente do CFOAB, Cézar Britto, a secretária-geral do CFOAB e conselheira federal, Cléa Carpi da Rocha; representando a governadora do Estado, Yeda Crusius, o secretário da Transparência e Probidade Administrativa, Francisco Luçardo; o diretor do Foro de Porto Alegre, Carlos Eduardo Richinitti; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral da seccional, Sulamita Cabral; o diretor-geral da ESA, Alexandre Wunderlich; o presidente da Comissão de Sociedade de Advogados e conselheiro estadual, Aldi Pedro Brandão; o presidente da associação dos advogados criminalistas, Lúcio Santoro de Constantino; representando o Centro acadêmico Maurício Cardoso da PUCRS, Carlos Rafael Duarte Alvim; e o coordenador do Instituto Lia Pires, Flávio Lia Pires.

    Iniciando sua explanação, o dirigente da entidade afirmou que esta é uma data de profundo simbolismo para todos nós, porque temos a oportunidade de comemorar os 65 anos desse verdadeiro ícone da advocacia, exatamente no dia em que a cidadania brasileira comemora o Dia do Advogado.

    Lamachia falou ainda que essa solenidade foi uma forma de agradecer e reconhecer o que Oswaldo de Lia Pires representa para a classe. Esta é uma justa homenagem àquele que tem o seu nome confundido exatamente com o nome da nossa grande instituição, a Ordem dos Advogados.

    Confirmando que o nome do homenageado perpetua a história da advocacia brasileira, o presidente da seccional garantiu: O senhor é um ícone a todos nós, é referência no jurídico, para os jovens advogados, e até para experientes operadores de Direito.

    E completou: Respeito ao passado é o alicerce fundamental para a construção do futuro, mas o senhor não representa apenas o passado, mas o presente e, seguramente, o senhor continuará representando o futuro, devido aos seus exemplos profissionais e como cidadão. Seguiremos a nossa jornada com muito orgulho sendo advogados.

    Emocionado com o reconhecimento, Oswaldo de Lia Pires agradeceu a todos pela homenagem, especialmente à OAB/RS pela extraordinária solenidade.

    Não tenho palavras para agradecer. Confesso que fiquei realmente impressionado com o que foi dito a meu respeito. Agradeço, em especial, ao presidente da nossa seccional, Claudio Lamachia, pelas palavras e por este momento que me foi proporcionado, admitiu Lia Pires.

    Posteriormente, o homenageado proferiu um discurso no qual relatou a sua longa caminhada na advocacia brasileira, destacando fatos relevantes no exercício da profissão.

    O coordenador do Instituto Lia Pires e sobrinho do homenageado, Flávio Lia Pires, agradeceu o apoio da Ordem gaúcha, cedendo o espaço para o lançamento do Instituto, que irá, assim como a seccional, promover ações em prol da classe.

    "É nossa responsabilidade defender, juntamente com a OAB, as prerrogativas profissionais dos advogados assumindo, sempre que necessário, posição firme e clara na defesa da liberdade da profissão, pugnando por um Estado democrático e transparente.

    Na ocasião, o secretário-geral do Grupo de Estudos de Direito Processual Penal, advogado criminalista Marcelo Marcante Flores, homenageou Diná Pires com um arranjo de rosas vermelhas. Posteriormente, foi lida uma carta em homenagem ao advogado Oswaldo de Lia Pires escrita por seu primo, o advogado Érico Barone Pires.

    Também foi apresentado um vídeo comemorando os 65 anos de advocacia do homenageado, em que foram ressaltadas sua história e conquistas. Encerrando o evento, foi oferecido um coquetel aos convidados. Os conselheiros Sérgio Leal Martinez, Carlos Henrique Klaser Filho e Tânia Regina Silva Reckziegel, prestigiaram a homenagem.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações203
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emocao-e-reconhecimento-marcam-homenagem-da-oab-rs-aos-65-anos-de-advocacia-de-oswaldo-de-lia-pires/1675243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)