Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    - "A advocacia é um verdadeiro múnus público", declara Bertoluci em Uruguaiana

    Com essa declaração, o presidente da OAB/RS enfatizou a atuação da classe junto à sociedade, na noite desta quinta-feira (21), na solenidade de posse da nova diretoria da subseção. Rodney Silva Jornalista MTB 14.759

    há 11 anos

    "Nós, advogados, exercemos um verdadeiro múnus público. E esse espírito de cidadania nos une no trabalho de Ordem, fortalecendo a nossa entidade". Com essa declaração aos advogados de Uruguaiana, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, enfatizou a atuação da classe junto à sociedade, na noite desta quinta-feira (21), na solenidade de posse da nova diretoria da subseção. O evento foi realizado no Plenário da Câmara dos Vereadores.

    Na cerimônia, tomaram posse o presidente, Maurício Felix Blanco; o vice-presidente, Edison Goulart Rebes; a secretária-geral, Ana Maria Brongar Castro; o secretário-geral adjunto, Marcelo Arámburu Borin; e o tesoureiro, Giovani Goulart Ribeiro. Também assumiram como conselheiros da subseção: Daniela Magrini de Azambuja, Luciano Caetano Brites, Elizabete Brusque Martini, Vitor Hugo Dri, Elói Martinelli, Paulo César de Mello Klenubing, Arlete Porto Moura, Thiago Prates Madruga, Vicente Majó da Maia, Eduardo Velo Pereira, Roberto Duro Gick e Edeir da Silva Riela.

    Da tribuna, Bertoluci destacou a noite de congraçamento da advocacia para a produção de um trabalho com realização existencial. Ele enfatizou a importância do compartilhamento de ações entre as subseções, seccional e o CFOAB, que tem Claudio Lamachia na vice-presidência. "São pautas conceituais da Ordem a justa remuneração honorária, o diálogo com as instituições em defesa das prerrogativas, a mobilização por um novo pacto federativo e a ampliação da atuação da CAA/RS e da ESA, visando chegar em todos os rincões do Estado", afirmou o presidente da OAB/RS, ressaltando ainda que a gestão da entidade deve ser independente, altiva e soberana numa obra coletiva: "as palavras verdadeiras e sinceras nos guiam com temperança e combatividade num projeto de comunhão de inteligências".

    Antes de Bertoluci, o ex-presidente da subseção, Roberto Duro Gick, agradeceu a classe que o elegeu por dois mandatos. "As demonstrações de confiança dos colegas reconhecem o trabalho realizado na gestão da OAB. O advogado ocupa um espaço público, por isso sua atuação deve ser pautada pela ética" , disse Gick, enfatizando que os repasses de verbas sempre em dia da seccional possibilitaram que a subseção realizasse o sonho da sua nova sede: "tenho certeza que a OAB/RS, com Bertoluci, e a OAB Uruguaiana, com Blanco, estão em boas mãos.

    No discurso de posse, Maurício Felix Blanco destacou que a Ordem continuará prestando contas aos advogados, incentivando a participação da classe na comunidade e promovendo a qualificação por meio da ESA."Seguiremos firmes em prol das prerrogativas, dos honorários dignos e enfrentaremos os desafios do processo eletrônico. Temos um humilde compromisso de servir aos advogados, pois o verdadeiro líder é o que serve, não o que é servido", registrou.

    Também compuseram a mesa dos trabalhos o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider; representando a Câmara de Vereadores, Marcos Lemos; o juiz-diretor do Foro da Comarca, Ricardo Petry Andrade; e o conselheiro seccional Pacífico Luiz Saldanha.

    Estavam presentes ainda os ex-presidentes da subseção de Uruguaiana, Lauro Beheregaray Delgado (presidente da Comissão de Serviços Públicos da OAB/RS) e Genaro Alfano; a juíza-diretora do Foro da Justiça do Trabalho, Laura Antunes; representando o MP, promotor de Justiça Vitassir Ferrarezzi; o defensor público Ricardo Sano; o presidente da OAB Alegrete, Fernando Luiz da Silva; a presidente da OAB Itaqui, Patricia Degrazia Lima; e a secretária-geral da OAB São Borja, Jacqueline Roso; e o representante local da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da OAB/RS, Nedal Tahlji.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações142
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-advocacia-e-um-verdadeiro-munus-publico-declara-bertoluci-em-uruguaiana/100412075

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)