Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    - Em Gravataí, OAB/RS participa de comemoração ao Dia Nacional da Advocacia Pública

    No evento, foi reinstalada a Comissão da Advocacia Pública da subseção. Rodney Silva Jornalista MTB 14.759

    há 11 anos

    Designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), conselheiro seccional Eduardo Zaffari, esteve, na tarde desta quinta-feira (07), na sede da subseção de Gravataí, onde foi recebido pelo presidente, Deivti Dimitrios Porto dos Santos.

    O evento foi comemorativo ao Dia Nacional da Advocacia Pública, em razão da Lei Federal 12.636, de 14 de maio de 2012, que instituiu a função como essencial à Justiça. O ato foi realizado pela subseção, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município de Gravataí (APMG), que conta com o apoio do Fórum da Advocacia Pública Municipal do RS.Durante o evento, foi reinstalada a Comissão da Advocacia Pública (CAP) da OAB Gravataí.

    Estavam presentes ainda a vice-presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/RS, conselheira seccional Cristiane Nery; o conselheiro seccional Nelson Schonardie; a juíza do Foro, Keila Tortelli; o promotor de Justiça, Daniel Martini; o presidente da APMG e presidente da CAP local, Wilson Sichonany; e o presidente do Conselho de Ética da subseção, Rafael Damasceno.

    Em sua fala, Deivti destacou a importância dos honorários de sucumbência, assim como os contratuais e a facilidade de acesso aos juízes de Gravataí. "Por isso, destacamos que somos parceiros das instituições. Buscamos valorizar a advocacia pública, que é parte fundamental para as administrações municipais", afirmou.

    A juíza Keila ressaltou a necessidade da OAB cobrar soluções junto ao TJRS para melhorar as condições da Comarca:"Sou favorável que os advogados, tanto públicos quanto privados, tenham direito aos honorários de sucumbência, pois é uma forma de valorização".

    O representante do MP falou sobre a importância da urbanidade entre os operadores do Direito."O advogado público é essencial para o exame da legalidade, da moralidade e da ética, sendo um compromisso com a sociedade", disse Martini.

    Enfatizando que a OAB/RS inseriu a obrigação da verba sucumbencial em sua Tabela de Honorários, Cristiane Nery destacou que o procurador é também um formulador das políticas públicas: "No Estado, temos muito a fazer em relação aos honorários, que é um direito respeitado em todo o Brasil".

    Por sua vez, Zaffari enfatizou que todos os operadores do Direito, sejam advogados, juízes e promotores, trabalham em prol da sociedade: "A CDAP recebe, média, 30 processos por mês. Por isso, a urbanidade entre todos é fundamental". Ele ressaltou que os honorários de sucumbência foram oficializados pela OAB/RS, pois são verbas alimentares.

    Após, Damasceno registrou que o procurador municipal exerce um papel de combatividade nos atos. "Defendemos os interesses públicos, dos municípios e dos cidadãos", declarou.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-gravatai-oab-rs-participa-de-comemoracao-ao-dia-nacional-da-advocacia-publica/100382111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)