Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    - OAB discute com CNJ o Processo Eletrônico

    Em reunião que contou com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, a entidade apresentou um relatório sobre o Processo Eletrônico no Estado do Rio Grande do Sul, bem como sobre as atividades desenvolvidas pela Comissão Especial do Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias da OAB/RS, além das dificuldades do sistema para o exercício da advocacia. Da redação da Comunicação Social da OAB/RS com informações do CFOAB

    há 11 anos

    O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado, reiterou a importância de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os tribunais brasileiros debaterem um cronograma para facilitar ao advogado e, portanto, ao cidadão, o acesso amplo e sem obstáculos ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

    O assunto foi tratado, nesta terça-feira (19), em reunião com integrantes do CNJ, na sede da OAB, com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci; do vice-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia; e de presidentes de outras seccionais da entidade.

    Segundo Marcus Vinicius, a Ordem está fazendo um levantamento completo das principais dificuldades dos advogados e dos prejuízos às partes que têm sido gerados devido à obrigatoriedade do uso exclusivo do PJe, em especial na Justiça do Trabalho.

    "A OAB não é contrária à adoção do processo judicial eletrônico, até porque não pode se opor à modernidade. No entanto, quando se analisa o mapa da banda larga no Brasil se percebe que há uma concentração dos serviços no sul e sudeste do país e um limbo nas demais regiões, especialmente no interior. Isso dificulta o acesso do cidadão à Justiça, o que não é desejo de ninguém", afirmou o presidente do CFOAB.

    Para Bertoluci, é importante debater ainda a criação de um modelo único de processo eletrônico em todas as esferas do Judiciário brasileiro. "No Rio Grande do Sul, os advogados são obrigados a conviver com vários sistemas virtuais complexos e diferentes para cada Justiça. Por isso, defendemos junto ao Conselho Federal da OAB, a busca pela unificação dos meios eletrônicos judiciais, visando facilitar e ampliar o uso do processo eletrônico entre os profissionais da advocacia", argumentou o presidente da Ordem gaúcha.

    Outros temas abordados na reunião foram a essencialidade da advocacia, o direito de amplo acesso dos advogados às dependências do Judiciário e a importância das prerrogativas dos advogados, sob o prisma de que estas não pertencem ao advogado, mas ao cidadão, que é quem busca a prestação jurisdicional.

    Ficou marcada para o próximo dia 28, uma nova reunião no Conselho Federal, composta pelos presidentes das comissões de Processo Eletrônico todo país.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-discute-com-cnj-o-processo-eletronico/100352397

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)