Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/RS requer acesso ao inquérito que investiga advogados acusados de fraude

    há 7 anos

    No combate ao desrespeito à ética na advocacia, a OAB/RS, por meio do seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED), requereu ao Ministério Público acesso ao inquérito que investiga cinco advogados paranaenses acusados de fraude envolvendo antigas ações da CRT. De acordo com informações da imprensa, todos os movimentos do grupo de profissionais foram desenvolvidos em cidades do Estado, principalmente em Santa Maria. O modo de atuação do grupo era obter o ganho de causa das ações e reter grande parte do dinheiro, não repassando aos clientes, mas sim, rateado entre os advogados, divididos em dois grupos. Estimativa é de que cerca de 2 mil pessoas foram lesadas em mais de R$ 30 milhões. Após o recebimento do inquérito a OAB/RS irá analisar o conteúdo para posteriormente tomar alguma medida disciplinar em conjunto com a seccional do Paraná, onde os profissionais têm o seus registros profissionais. De acordo com o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, todos os casos de condutas que violem o Código de Ética e Disciplina obrigatoriamente deverão ser investigados independentes da situação. “Estamos sempre atentos e vigilantes, não toleraremos que profissionais afrontem a ética no exercício profissional e sigam impunes. A ética é o alicerce fundamental da advocacia”, declarou. Segundo o presidente do TED, conselheiro seccional César Souza, a entidade está seguindo os ritos inscritos no Estatuto da Advocacia e da OAB. “No regramento está claro que a nossa profissão deve servir de exemplo à sociedade e vamos manter uma postura rígida contra improbidades”, informou.

    O presidente da subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine Palma da Costa, ressaltou que está acompanhando o caso de perto em conjunto com a seccional gaúcha. “Requeremos o inquérito para tomar as medidas cabíveis, sempre à luz da ampla defesa e do contraditório”, afirmou.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-requer-acesso-ao-inquerito-que-investiga-advogados-acusados-de-fraude/420208920

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)