Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão da Saúde da OAB/RS debate situação de hospitais e de leitos psiquiátricos no RS

    há 8 anos
    O apoio da OAB/RS ao projeto de lei que fixa diretrizes para a atenção à saúde mental no RS foi um dos pedidos feitos em reunião realizada na última semana na sede da Ordem. No encontro, o presidente da Comissão Especial da Saúde da OAB/RS, Imar Cabeleira, reuniu-se com representantes do Grupo de Saúde Mental no RS. Além disso, outras duas reuniões referentes ao tema foram realizadas na data.

    Cabeleira afirma que o objetivo dos encontros é achar soluções para atender os anseios da comunidade que vem enfrentando problemas com a saúde. “No RS faltam recursos, leitos, exames médicos, cirurgias e diversos outros serviços. Por isso, a OAB vem tentando intermediar e buscar soluções com entidades para garantir o direito à saúde, previsto na Constituição”, disse.

    Na primeira reunião, os membros do Grupo de Saúde Mental no RS pediram o apoio da Ordem ao Projeto de Lei Estadual nº 9.716/92 que tem o intuito de fixar diretrizes para a atenção à saúde mental no Estado. Cabeleira afirmou o apoio à iniciativa e informou que, após um exame de constitucionalidade, daria início a medidas concretas de trabalho conjunto.

    No encontro, o coordenador do Grupo, Germano Mostardeiro Bonow, relatou a grande preocupação com os adeptos da reforma antimanicomial, que defendem o fechamento de leitos. Além disso, foi feito um relatório a respeito da situação dos doentes mentais no Estado e dos tratamentos realizados.

    Logo após, o presidente da Comissão recebeu o diretor-geral do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira. Batista relatou o endividamento do hospital e a ausência de apoio do Governo Federal e Estadual, fato que vem levando a diminuição dos serviços prestados. Cabeleira destacou que a OAB já vem gestionando com os governos o cumprimento das regras constantes da Lei Complementar 141/2012, relativa ao repasse de recursos.

    CONTINUAR LENDO

    Ainda na oportunidade, o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, pediu apoio ao Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas no RS. O órgão requer que a Agência Nacional de Saúde insira os profissionais da Educação Física na Saúde Suplementar.

    O presidente da OAB/RS, Ricardo Breir, enfatiza que a OAB tem o papel constitucional de defender os interesses dos cidadãos. "Através do trabalho das nossas comissões, como a da Saúde, estamos atentos e vigilantes à qualquer afronta aos direitos da sociedade", declarou.

    Audiência Pública

    Nesta quarta-feira (29), o membro da Comissão Especial de Saúde da OAB/RS, Hugo Giudice Paz, representará a Ordem gaúcha em Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS. O evento pretende debater a situação e dificuldades da saúde no Estado.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-saude-da-oab-rs-debate-situacao-de-hospitais-e-de-leitos-psiquiatricos-no-rs/356052376

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)