Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mais um compromisso cumprido: OAB/RS inaugura sede da subseção de Lagoa Vermelha

    há 9 anos
    A solenidade concretizou mais um marco do projeto ‘Nenhuma subseção sem sede’, que já entregou 32 prédios, entre novos e modernizados, desde 2007.

    A sede da OAB Lagoa Vermelha foi inaugurada em cerimônia, na noite desta terça-feira (08), com as presenças do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; e do presidente da subseção, Giovani Andrighi. A solenidade concretizou mais um marco do projeto ‘Nenhuma subseção sem sede’, que já entregou 32 prédios, entre novos e modernizados, desde 2007.

    A estrutura está localizada em terreno doado pela Prefeitura e próxima do novo Foro da Justiça Estadual, do Ministério Público e do futuro prédio da Justiça do Trabalho. Localizado na Rua 2, nº 600, no bairro Gentil, o prédio foi viabilizado nos moldes do projeto ‘Nenhuma subseção sem sede’, que consiste em plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única, com economia no custo de construção em função da uniformização das obras.

    Na sua fala, Andrighi destacou que o local possui sala de reuniões, auditório com capacidade para 90 pessoas e, futuramente, comportará um centro de eventos. “Aqui será um espaço para palestras, encontros jurídicos, espera entre audiências, mas, principalmente, um ponto de encontro de diálogo entre instituições”, disse. “Nossa nova sede é a realização de um sonho antigo da OAB de Lagoa Vermelha, sendo realizada com incentivo de Lamachia, dentro do projeto ‘Nenhuma subseção sem sede’”, lembrou.

    Bertoluci declarou que a inauguração simboliza uma iniciativa além do seu tempo: “representa um momento de êxito, que afirmamos a efetividade do projeto Nenhuma subseção sem sede, que mostra uma gestão transparente e qualificada”, assegurou. “Além da casa dos advogados, aqui também será a casa da cidadania, que conta conosco e, muitas vezes, bate na nossa porta como último recurso, ou, até, como o primeiro recurso”, registrou. “Esta inauguração renova o protagonismo da Ordem, que reúne mais digna, após o empenho de nove anos de gestão, iniciados pelos ideais de Lamachia”, indicou.

    Para Lamachia, com autoria da OAB/RS, o projeto Nenhuma subseção sem sede é mais uma iniciativa que restabeleceu a autoestima da Ordem. Também destacou os compromissos cumpridos, desde 2007: “os projetos de lei que foram incorporados ao novo Código de Processo Civil, como as férias forenses; a vedação da compensação de honorários; a contagem de prazos em dias úteis; a natureza alimentar dos honorários; e o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC”, enfatizou.

    Autoridades destacaram inauguração nos discursos

    O prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli, ressaltou que o momento é de importância para advogados e moradores da região e do município. “Para que tenham um local para confraternizar, trocar ideias e fortalecer a classe para o desenvolvimento de nossa cidade, no que tange a defesa dos direitos e deveres. Parabéns”, afirmou.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo da Rosa, apontou que a seccional sempre está à frente de lutas históricas, e destacou a atuação da Ordem perante à crise no Estado. “É a perpetuação da defesa do Estado Democrático de Direito. Parabéns”, disse.

    Já o juiz-diretor do Foro da Comarca de Lagoa Vermelha, representando o Tribunal de Justiça, prosseguiu: “este é um momento de indiscutível importância para comarca. É um sonho que se tornou realidade. Aqui temos 22 mil processos ativos e um grande número de advogados atuantes. Esta casa dos advogados será um local de contínuo debate entre nossas instituições que só beneficiarão a comunidade do município, que percebe isso como a atuação da justiça”, citou.

    O promotor de justiça, Felipe Barcellos, argumentou que “a nova sede dará um novo rosto para OAB de Lagoa Vermelha, que não só tem o reconhecimento de seu trabalho árduo, como consegue mantê-lo perante toda a sociedade e instituições”.

    Nenhuma subseção sem sede

    Entre 2013 e este ano, foram inauguradas as sedes de Torres, e Getúlio Vargas e Santa Maria, além das novas instalações da subseção de Santa Rosa, Montenegro, Sapucaia do Sul, Vacaria e Dom Pedrito. Também estão previstas para serem inauguradas as das subseções de Erechim, Carazinho, Encruzilhada do Sul, Soledade, Guaíba, Três de Maio e São Gabriel, além da modernização da estrutura de Tramandaí.

    De 2007 a 2012, na gestão Lamachia, a OAB/RS concluiu as de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta, Cachoeirinha, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além das ampliações das estruturas de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo, Frederico Westphalen, Camaquã e Bom Jesus.

    Presenças

    Também estavam presentes no evento, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Rafael Canterji; os conselheiros seccionais Daniel Barreto e Olavo Caeron; os ex-presidentes da OAB Lagoa Vermelha, Sérgio Menegaz, Paulo Sgarbossa, conselheiro seccional Victor Hugo Muraro Filho; o presidente da OAB Bom Jesus, José Luiz Belan; e o presidente da OAB Vacaria, Otto Barreto.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-um-compromisso-cumprido-oab-rs-inaugura-sede-da-subsecao-de-lagoa-vermelha/239386293

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)