Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ESA apoia lançamento do livro “Análise Econômica do Divórcio”

    há 9 anos
    O lançamento será na terça-feira, dia 15, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Av. Túlio de Rose, 80, Piso 2, Loja 302 – Porto Alegre).

    A Escola Superior de Advocacia está apoiando o lançamento do livro “Análise Econômica do Divórcio” de Cristiana Sanchez Gomes Ferreira. A autora é mestre em Direito pela UFRGS; advogada militante no Direito de Família e Sucessões, professora de Pós-Graduação, diretora do IBDFAM/RS e co-coordenadora dos cursos de capacitação em Direito de Família da ESA.

    O lançamento do livro será na terça-feira, dia 15, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Av. Túlio de Rose, 80, Piso 2, Loja 302 – Porto Alegre).

    O livro aborda a aplicação da Análise Econômica do Direito ao Direito de Família, com enfoque nas questões patrimoniais conjugais, as quais são diretamente enfrentadas no estudo. A Ciência Econômica parte da premissa de que os indivíduos buscam seus objetivos a partir da escolha de determinadas formas de atuação, fenômeno denominado de “racionalidade”. Desta forma, considerando que o casamento e o divórcio resultam de escolhas tomadas por indivíduos que almejam maximizar o seu bem-estar, muito tem a Análise Econômica do Direito a contribuir para a compreensão da eleição dos parceiros conjugais, do regime de bens e da opção pelo divórcio/dissolução da união estável como alternativa quando os custos de mantença da união superam seus benefícios, buscando prever como as pessoas reagem às leis. Ao final, são abordadas alternativas para a redução dos “custos de transação” suportados pelo casal quando da ruptura, sempre sob uma perspectiva interdisciplinar entre o Direito e a Economia.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esa-apoia-lancamento-do-livro-analise-economica-do-divorcio/227670057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)