Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indícios de autoria justificam manutenção de prisão de acusado

    há 15 anos

    Cabe prisão em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, valendo-se da garantia de ordem pública ou para assegurar a aplicação da Lei Penal, determinações dos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal. Esse é o entendimento da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ao não acolher o habeas corpus nº 60529/2009, impetrado por um acusado de estupro.

    A decisão original foi do Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, que indeferira o pedido de liberdade provisória nos autos da ação penal a que o paciente responde pela prática do crime de estupro (artigo 213 do CP). A defesa aduziu constrangimento ilegal em virtude do indeferimento do pedido. Justificou que o laudo pericial de conjunção carnal evidenciou ausência de prática sexual, além da fragilidade das provas apresentadas e a negativa da autoria delitiva. Solicitou, ao final, trancamento da ação penal. Consta dos autos que em novembro de 2007, na região do bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, o paciente submeteu a vítima, menor de idade, à prática da conjunção carnal mediante violência e grave ameaça, evadindo-se posteriormente do local.

    Conforme o relator, a decisão que indeferira o pedido de liberdade provisória do paciente se encontra devidamente fundamentada e alicerçada nos pressupostos insculpidos nos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal. O magistrado explicou que o indeferimento da liberdade se embasou em indícios suficientes de autoria, como também no fundamento da conveniência da instrução criminal e da garantia da ordem pública. Além disso, ressaltou que o paciente, na primeira oportunidade que teve, evadiu-se do distrito de culpa e a vítima ainda não foi ouvida em juízo.

    Quanto ao trancamento da ação penal, o relator assinalou que, a priori, não há que se falar em ausência de justa causa, visto que seu reconhecimento somente é viável quando comprovada a atipicidade da conduta, a incidência de causa de extinção da punibilidade ou a ausência de indícios de autoria ou de prova sobre a materialidade do delito; o que não se verifica na hipótese dos autos. "Na instrução do inquérito policial ficou evidenciada a prática do delito mediante o reconhecimento do paciente pela vítima e por várias testemunhas; assim como a da arma utilizada no delito. Ademais, reconhecer a ausência de justa causa para a ação penal, por inexistência de indícios suficientes de autoria, demandaria, necessariamente, produção e exame aprofundado de provas; o que é inviável nesta estreita via, explicou o desembargador José Jurandir de Lima.

    ..................

    Fonte: TJMT

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações242
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indicios-de-autoria-justificam-manutencao-de-prisao-de-acusado/1735955

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)