Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Nova lei determina que recusa em fazer teste de DNA presume paternidade

há 15 anos

Foi sancionada na última semana, Lei nº. 12.004, que regula a investigação de paternidade de filhos fora do casamento. A nova lei, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que quando o suposto pai se recusar a submeter-se ao exame de DNA, será reconhecida a presunção de paternidade.

A Lei agora aprovada vai de encontro com parecer que já havia sido adotado pelo STJ na Súmula 301, publicada em 2004. Esta começou a ser construída em 1998, quando o Superior julgava processo de reconhecimento de paternidade (REsp 135361) . Na ocasião foi aplicado o entendimento de que, em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum de paternidade.

Naquele julgamento, a 4ª Turma concluiu que a recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA, marcado por dez vezes, ao longo de quatro anos, aliada à comprovação de relacionamento sexual entre o ele e a mãe do menor gera a presunção de veracidade das alegações do processo. Em outro processo a semelhante (REsp 55958) , a Turma entendeu que a injustificável recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA induz presunção que milita contra a sua resignação. O parecer foi consolidado em outro caso sobre o mesmo tema, julgado pela 3ª.

A matéria se tornou lei depois o Congresso Nacional aprovar o PLC 31/2007, originário da Câmara dos Deputados. A Lei n. 8.560/1992 determina que, em registro de nascimento de menor apenas com a maternidade estabelecida, o oficial remeterá ao juiz certidão integral do registro e o nome e prenome, profissão, identidade e residência do suposto pai, visando à verificação oficiosa da legitimidade da alegação. Se o suposto pai não atender, no prazo de 30 dias, a notificação judicial, ou negar a alegada paternidade, o juiz remeterá os autos ao representante do MP para que intente, havendo elementos suficientes, a ação de investigação de paternidade.

A lei sancionada esta semana acrescenta à Lei n. 8.560/1992 o artigo 2º-A e seu parágrafo único, os quais têm a seguinte redação: "Art. 2º-A Na ação de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, serão hábeis para provar a verdade dos fatos. Parágrafo único. A recusa do réu em se submeter ao exame de código genético DNA gerará a presunção da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório. Também está revogada a Lei n. 883, de 1949, legislação anterior que tratava nos filhos considerados ilegítimos, expressão rechaçada pela Carta Magna, que passou a denominá-los filhos havidos fora do casamento.

...................

Fonte: STJ

  • Publicações18420
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23451
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-lei-determina-que-recusa-em-fazer-teste-de-dna-presume-paternidade/1624341

Informações relacionadas

Eduarda Pires Nunes, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Posso me negar a fazer exame de DNA? Quais as consequências?

Correio Forense
Notíciashá 7 anos

A recusa em submeter ao exame de DNA gera presunção de paternidade?

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Ação de Investigação de Paternidade -Proposta pelo-Pai

Kely Gomes, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Petição Inicial: Ação de Investigação de Paternidade (Filho maior)

Petição Inicial - TJSP - Ação de Investigação de Paternidade Post Mortem c/c Pedido de Herança - Inventário

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mayara continuar lendo

Estou grávida de 2 meses e tive relação sexual sem proteção com outro homem que não é pai da Criança vai dar erro na hora de fazer o exame de DNA na gravidez continuar lendo

Se o meu suposto pai recusar fazer o exame de dna então ele será julgado pai? continuar lendo

Havendo provas e indícios, sim. continuar lendo