Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça cassa liminar que impedia divulgação de salários de servidores municipais em São Paulo

    há 15 anos

    O presidente do TJSP desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, cassou na tarde desta quinta-feira (18) a liminar que impedia a prefeitura de São Paulo de divulgar na internet o valor da remuneração bruta dos servidores públicos municipais, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal.

    Um juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo havia determinado na quarta-feira (17) que fosse retirado do site a remuneração bruta dos servidores, em resposta a um pedido da Federação das Associações Sindicais e Profissionais de Servidores.

    O site De Olho nas Contas, com os valores dos salários dos funcionários e os balancetes das secretarias e empresas municipais, foi lançado na terça-feira (16). Na manhã desta quinta, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou que a prefeitura de São Paulo iria entrar com recurso na Justiça contra a decisão do juiz.

    Temos o maior respeito pelo Poder Judiciário (...), mas cabe à prefeitura, que está convencida dos méritos desta decisão [de lançar o site], recorrer. E faremos isso, respeitosamente, mostrando as nossas ações", disse Kassab.

    Em entrevista à Rádio CBN, também na manhã desta quinta, o prefeito disse não concordar com o argumento dos servidores públicos para a retirada dos valores que disseram se sentir expostos com a publicação de seus salários na internet. Não estamos divulgando o holerite, as informações pessoais. O que nós estamos divulgando é quanto a prefeitura gasta com os servidores e com todos os contratos, afirmou.

    De acordo com o prefeito, como as informações são públicas, quem quisesse usar as informações para agir com má fé já poderia encontrá-las antes do site. Nós apenas organizamos essas informações para ficar mais fácil o acompanhamento por parte de quem queria acompanhar o uso dos recursos públicos. Até porque o que se tornou público foram todos os gastos da prefeitura: contratos, serviços, outros cuidados com a cidade e também a folha de pagamento que, aliás, é pública.

    Kassab ressaltou que a decisão de publicar os gastos e salários na internet tem relação com seu compromisso de transparência. O valor bruto, quanto a prefeitura gastou em cada ação sua, é de natureza pública.

    No final da manhã, questionado pela reportagem ao portal G1 sobre a possibilidade de o site passar a publicar apenas o valor dos salários dos servidores, e não do total bruto pago por mês como é feito atualmente, o prefeito disse que essa seria uma sugestão a ser analisada."Do ponto de vista político, acho correto [dar só o valor dos salários]. Vamos ver do ponto de vista do sistema [de informática]", disse.

    ................

    Fonte: G1

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-cassa-liminar-que-impedia-divulgacao-de-salarios-de-servidores-municipais-em-sao-paulo/1380168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)