Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    - Bertoluci vai ao presidente do TJRS requerer providências para Comarca de Gravataí

    O presidente da OAB/RS destacou que medidas emergenciais são essenciais, sendo que existe o sério risco do cidadão não ter mais acesso à Justiça: "Gravataí não é um caso isolado, pois em todo o Estado, a situação é alarmante". Rodney Silva Jornalista OAB/RS 14.759

    há 11 anos

    Com o objetivo de requerer providências urgentes para a situação de caos na Comarca de Gravataí, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (10), com o presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira. Participaram ainda o secretário-geral da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; e o presidente da subseção de Gravataí, Deivti Dimitrios Porto dos Santos.

    Bertoluci destacou que a entidade está atenta as dificuldades estruturais enfrentadas pelo Judiciário, como a carência de servidores e juízes. "Estamos buscando uma solução. Providências emergenciais são essenciais, sendo que corremos o sério risco do cidadão não ter mais acesso à Justiça. Gravataí não é um caso isolado, pois em todo o Estado, a situação é alarmante", afirmou.

    A Comarca de Gravataí possui quase 90 mil processos e conta com três Varas Cíveis e uma de Família, que são atendidas por quatro juízes e duas pretoras. Há também, um anexo com 15 mil processos relacionados à área de Fazenda Pública que são atendidos por cinco estagiários cedidos pelo município. Há ainda duas Varas Criminais e um JEC.

    Segundo Dimitrios, a comunidade está mobilizada diante da situação de engessamento do Judiciário local. "Mais processos entram do que findam. Leva-se mais de um ano para apenas uma citação. Certidões confirmam que processos se perdem nos cartórios. A sociedade está indignada com os prejuízos sofridos em relação à prestação jurisdicional", alertou.

    O presidente do TJRS explicou que existe uma dificuldade para o preenchimento de cargos em todo o Estado."Estamos estrangulados pela Lei de Responsabilidade Fiscal para a contratação de mais servidores. O CNJ apresentou novos critérios de promoções e remoções, o que provoca dificuldades", disse.

    No prazo de até 90 dias, o TJRS poderá anunciar a nomeação de servidores para a Comarca, visando o preenchimento de 16 cargos de oficial escrevente que, hoje, estão vagos.

    Também estavam presentes na reunião o vice-presidente da subseção de Gravataí, Hercules Perrone; a secretária-geral adjunta, Dalva Costa Moreira; o conselheiro da subseção, Rafael Ferreira e Silva; o presidente da Associação dos Procuradores de Gravataí, Wilson Klippel Júnior; o advogado Luiz Francisco Barbosa; e o juiz da 1ª Vara Cível, Vinicius Tatsch dos Santos.

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bertoluci-vai-ao-presidente-do-tjrs-requerer-providencias-para-comarca-de-gravatai/100449164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)